Blogs

Marcinho Garcia

Márcinho Garcia, paulistano, YouTuber e Publicitário. Uma das suas virtudes com certeza é o bom humor, muito criativo, questionador e curioso. O mundo digital o fascina, sua frase predileta: Sou um aprendiz de comunicação que almeja o sucesso e espalhar o amor!

24/05/2017

Porque virei Youtuber?

 

Salve Galera! Tudo na paz?

Diariamente muitas pessoas me perguntam nas minhas redes sociais: ”Como eu faço pra ser Youtuber?”, “Eu ganho dinheiro com isso?”, “Como eu gravo e edito vídeos?”, Pois é não é algo tão simples como se imagina, porém, vou contar o meu dia-a-dia como vlogueiro. Meus primeiros vídeos foram ao ar há oito anos, nem existia a palavra “Youtuber”, lembro que eu tinha feito uma conta no Youtube e os vídeos que tinha no celular, eu os postava para depois apagar. Naquele tempo eu costumava gravar com meus amigos na rua, passeio no Playcenter, na casa de familiares, e até mesmo dublando uns funks. Não era nada profissional, era um hobby, por exemplo: colocava uma música no computador, gravava com um celular velho que eu tinha, postava e já era. Fazia aquilo para os meus amigos da escola rirem, comentarem no outro dia, e até conseguir uns beijos, bem na zoeira mesmo. Para você ter uma ideia, divulgava no MSN e no ORKUT.

Conforme o tempo foi passando, comecei a trabalhar em uma empresa multinacional, não postava com tanta frequência, ficava com preguiça e meio que fui deixando de lado. No final de 2013 passei por alguns problemas pessoais e tive, infelizmente, princípios de depressão; foi aí que uma grande amiga, Mariana Bernun, veio conversar comigo e me colocar no eixo.

Sempre tive um lado bem cômico, criativo, porém estava deixando de lado tudo isso, em uma conversa por Skype ela me questionou “Marcinho, porque você não faz um canal? Coloca tudo que você pensa que sente que almeja pra fora...” depois dessa franca conversa, nasceu o “Minha Vida Sem Limites”, o meu canal no Youtube. No começo, foi tudo muito difícil, confesso. Não tinha uma boa câmera, meu computador estava bem ruim, não estava tão preparado para aquilo, mas, a vontade de crescer, o sonho de ser um Youtuber, não me deixava parar. Juntei uma grana e comprei minha primeira câmera, foi como tivesse comprado um carro zero; pedi para um amigo dar um UP no meu computador e depois dali comecei meus vídeos. De lá pra cá são mais de 100 vídeos, milhares de visualizações e muitos fãs. Ainda não sou um dos “grandes”;estou tranquilo, não tenho pressa, estou esperando meu momento.

Agora, respondendo as perguntas do inicio do texto: ser um Youtuber hoje é a minha vitrine, gravo meus vídeos semanalmente, tenho os meus ganhos com o Google Adsense, faço diversos eventos e publicidade. No meu dia-a-dia tenho tudo regrado, fico atento no que acontece no mundo, em questão de novidades, em temas, pauta, isso é muito importante pra quem grava vídeo, ter um bom conteúdo chama atenção do seu telespectador.

Já com o tema escolhido, começo a escrever o roteiro, faço em três partes: introdução, conteúdo e finalização. Após o roteiro ficar pronto, planejo o dia e a hora que irei gravar, geralmente escrevo o roteiro de domingo pra segundo e na terça-feira, gravo. Hoje uso uma câmera Canon, um pequeno refletor de Led e um básico microfone de lapela, dica importante: uma boa imagem e bom áudio são de extrema importância para um vídeo; no meu caso se eu começo assistir qualquer vídeo com um som ruim, já vou logo passando para outro, me deixa irritado. Agora, imagina os seus inscritos, será que eles iriam gostar de uma produção ruim? Acho que não, hein!¿ Depois que gravei o vídeo, vem o momento que acho o mais legal; editar o vídeo. Eu curto muito, apesar de ser bem cansativo e trabalhoso. Utilizo o Sony Vegas e Adobe Premiere, que são programas de extrema importância, fáceis e simples para uma boa edição. Com o vídeo pronto, faço o upload para o Youtube. Por fim, divulgo nas minhas redes sociais. Não há uma formula ou um segredo, apenas uma coisa eu tenho certeza, pode parecer bem clichê, mas se você não persistir não acreditar, e principalmente sonhar, nada se realiza.

Existe o vídeo “viral” que em pouco tempo explode e vira sucesso, porém é um em um milhão nesse caso a sorte conta muito. A essência dessa nova profissão é você gostar muito de produzir conteúdo, fazer disso o seu hobby, amar incondicionalmente as pessoas que te seguem e gostam de você, ser literalmente uma diversão, o resto vem com o tempo.

“Lutar por nossos sonhos nunca foi fácil, mas depois de fazê-lo, sentimos o quanto valeu a pena!”

Produção

Agência Zapping

www.agenciazapping.com.br
(11) 2225.2555
contato@agenciazapping.com.br

Realização

Instituto Sou + Jovem

www.soumaisjovem.org.br
contato@soumaisjovem.org.br

Fale com a galera do pjb

Mande um e-mail para contato@premiojovem.com.br

Parceiros