NFT: saiba detalhes sobre a revolução no consumo de mídias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Popularmente usada entre os DJs de música eletrônica, formato vem ganhando adeptos na música Pop, como a cantora Katy Perry e a banda Kings Of Leon.
POPULARMENTE USADA ENTRE OD DJS DE MÚSICA ELETRÔNICA, FORMATO VEM GANHANDO ADEPTOS NA MÚSICA POP, COMO A CANTORA KATY PERRU E A BANDA KINGS OF LEON.

NFT: você sabe o que é ou já ouviu falar? Em crescimento no mercado, é uma nova forma de vender mídias, que vem sendo adotada no mundo da música. Artistas como Katy Perry, Kings Of Leon, Gorillaz e o bilionário Ellon Musk, tem investido no segmento.

Vamos te explicar em detalhes o que significa NFT e qual é a importância dele para o crescimento do mundo musical. Confira:

Primeiramente, vamos esclarecer o nome. Non-fungible token, ou  token não fungível (NFT) é um tipo especial de token criptográfico que representa algo único. Diferentemente das criptomoedas como o Bitcoin e de vários outros tokens utilitários, os NFTs não são mutuamente intercambiáveis. Em suma, se compararmos dinheiro com obras de arte, dinheiro pode ser trocado por outro com o mesmo valor, obras de arte, não.

O token não fungível representa algo específico e individual, e não pode ser substituído.

A partir dessa premissa, alguns artistas tem difundido seus trabalhos sob NFT. Ou seja, eles vendem esses ítens não fundíveis através da internet.

Como funciona?

O NFT é um tipo de criptomoeda, sendo assim, há uma grande segurança envolvida, sendo quase impossível que haja um hackeamento de dados.

À venda na internet, a primeira banda mainstream que utilizou a maneira de comercialização e produtos foi o Kings Of Leon. Ao disponibilizarem por 50 dólares um pack com mídia aprimorada – uma espécie de capa de álbum alternativo em movimento – bem como um download digital da música e vinil de edição limitada, o produto caiu nas graças do público. Assim os artistas faturaram cerca de US$ 2 milhões (cerca de R$ 10 milhões).

O NFT é a “nova corrida” do ouro segundo especialistas do momento, e deve cair cada vez mais em uso para comercialização de músicas. Assim, passa a ser mais uma alternativa às plataformas de streaming, rendendo os lucros diretamente ao artista, sem intermediários.

Outros grandes nomes que já aderiram à comercialização de produtos via NFT são The Weeknd e Grimes. Atualmente, o canadense possui vendas do token ativas, enquanto a artista divulga seus trabalhos.

Como comprar?

Segundo a ABRAMUS (Associação Brasileira de Música e Artes), a venda NFTs está associada diretamente à escassez. Ou seja, produtos únicos e exclusivos, que passam a ser vistos como itens de coleção. Sendo assim, os “não tangíveis” se apresentam ainda como raros.

Embora se porte com uma infinidade de possibilidades, a associação relembra que a manutenção da indústria se privilegia essencialmente pela venda tradicional de shows e venda massiva de álbuns, o que deve permanecer de forma inalterada por bastante tempo.

Cada artista comercializa assim seus projetos sob demanda em plataformas online. Katy Perry, por exemplo, usará a Theta Labs. Ainda assim, ela revelou que vai investir em uma fatia da empresa, com finalidade de gerar ativos com vendas de NFTs de outras corporações. Sua agência de talentos Creative Artists Agency (CAA) também participará dos negócios.

Para Katy Perry, os produtos que serão vendidos via NFT serão comercializados para sua estreia nos palcos de Las Vegas. Já anunciada, sua residência na cidade fará a geração de um lucro nunca antes visto para a cantora, mais uma incrível fonte fixa de renda.

Os interessados já podem se pré-registrar em uma página exclusiva da ThetaDrop, o marketplace de tokens não fungíveis da empresa de serviços em blockchain.

E você, já havia ouvido falar em tokens não-fundíveis? Teria coragem de comprar algum produto dessa maneira? Conte pra gente nos comentários.

Texto: Daniel Outlander

Foto: Reprodução / Facebook

Equipe Prêmio Jovem

Equipe Prêmio Jovem

A maior premiação jovem do mundo!

deixe seu comentário!

CADASTRE-SE ABAIXO

    Skip to content ...