Funk transcende barreiras e vira categoria no Grammy Latino

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Academia de gravação agora conta com o estilo musical nas categorias de música urbana.
ACADEMIA DE GRAVAÇÃO AGORA CONTA COM ESTILO MUSICAL NAS CATEGORIAS DE MÚSICA URBANA.

Vitória para a música brasileira. O Grammy Latino anunciou o Funk Brasileiro como um dos gêneros que irão compor o conceito pela primeira vez. A Academia da Gravação incluiu “funk brasileiro” nas definições das categorias de música urbana. O estilo musical que é referência no Brasil, se tornou um dos que devem ser destaque dos votantes do prêmio.

No site da premiação, interpretação urbana é definida como “gravações, vocais (apenas singles ou faixas) que foram gravadas por artistas solo, duetos ou grupos (individuais ou em colaboração) apresentando uma gravação de caráter urbano (incluindo subgêneros como rap, reggaeton, hip hop, R&B, funk brasileiro, trap, dancehall etc)”.

Repercussão

Nas redes sociais os internautas não deixaram de exaltar a importância de Anitta nessa conquista. Ela é reconhecida como uma das cantora que se dedica à carreira internacional, levando a musica brasileira para o mundo.

Como consequência, os fãs colocaram a hashtagVocê venceu, Anitta” nos trend topics dos assuntos mais comentados. Assim como a própria cantora, que compartilhou em sua conta no Instagram, posts que faziam menção ao fato, relembrando quando ela disse em diversos momentos que faria o funk ser respeitado. Já no Twitter, a cantora escreveu: “Gratidão“.

Anitta. Foto: Reprodução / Instagram (@anitta)

Anitta foi indicada ao Grammy com o singleKisses“. Apesar de não ter ganhado a categoria, a artista se apresentou na noite de gala, em 2019, em Las Vegas. Inclusive, a brasileira foi anteriormente uma das escolhidas para estampar a propaganda da premiação na Time Square, em Nova York.

No passado, a categoria não era especificada na premiação. Assim, as categorias de música urbana (tanto álbum quanto música e performance) não especificavam a presença do funk.

Agora, o site do Grammy deixa bem claro sobre o que entende de musica urbana: “inclui subgêneros como rap, reggaeton, hip-hop, R&B, funk brasileiro, trap, dancehall, etc.”.

Texto: Jucilene Barbosa

Edição: Daniel Outlander

Foto: Divulgação

Equipe Prêmio Jovem

Equipe Prêmio Jovem

A maior premiação jovem do mundo!

deixe seu comentário!

CADASTRE-SE ABAIXO

    ...
    Skip to content