Beyoncé é o topo! E para coroar ainda mais um triunfo da rainha, a estrela teve seus clipes coroados. De acordo com um ranking da revista Rolling Stones, a norte-americana lidera a lista dos 100 melhores videoclipes de todos os tempos. Dessa forma, o clipe da música “Formation” foi eleito como o melhor, levando a artista norte-americana ao primeiro lugar.
O vídeo foi lançado em 2016 e dirigido por Melina Matsoukas. Além da produção apresentada por Beyoncé, ela também quis mostrar “o impacto histórico da escravidão no amor negro e o que fez a família negra“, como explicou a diretora Melina ao The New York, em 2017.
Como resultado, a cantora aparece deitada em cima de um carro da policia naufragado em Nova Orleans, nos Estados Unidos, e também aparece a frase “pare de atirar em nós“, escrita com tinta spray. “Eu queria mostrar, isso é gente negra“, acrescentou a diretora.
“Nós triunfamos, sofremos, estamos nos afogando, estamos sendo espancados, estamos dançando, estamos comendo e ainda estamos aqui”, disse a diretora sobre o conceito do clipe. Após o lançamento, os críticos caracterizaram o clipe da cantora como “anti-policia”.
Em entrevista à revista ELLE, a artista negou as críticas e alegou que qualquer um que realmente acreditasse que ela era “anti-polícia” estava errado.
“Eu sou uma artista e acho que a arte mais poderosa geralmente é mal compreendida”, disse a cantora a revista em abril de 2016. “Mas qualquer um que perceba minha mensagem como anti-polícia está completamente enganado. Tenho tanta admiração e respeito pelos oficiais e pelas famílias dos oficiais que se sacrificam para nos manter seguros”, acrescentou. “Mas sejamos claros: sou contra a brutalidade policial e a injustiça. Essas duas coisas distintas”, explicou.
Assista ao clipe de “Formation”:
“O álbum de Beyoncé a estabeleceu como uma das maiores artistas de todos os tempos. O clipe de “Formation” a consagrou como uma das maiores artistas”, declarou a Rolling Stone.
Ainda assim, “Formation” não foi o único videoclipe de Beyoncé a fazer parte da lista. Do mesmo modo, o videoclipe de “Single Ladies” conquistou o 12º, “Apes-t” com Jay-Z foi o 29º e “Telephone” com Lady Gaga conquistou o 66º lugar.
Do mesmo modo, clipes consagrados também fizeram parte da lista como “Billie Jean“, de Michael Jackson, “Kiss“, de Prince e “Bad Romance“, de Lady Gaga.
Texto: Jucilene Barbosa
Edição: Daniel Outlander
Foto: Divulgação