O quinto episódio do MasterChef Brasil contou com uma grande surpresa. Logo de cara, os participantes foram recebidos pelos sertanejos Naiara Azevedo e Fabiano Menotti.
Dessa forma, eles adicionaram um clima descontraído em meio à competição. Com isso, logo os competidores descobriram que o tema da noite tinha tudo a ver com boa música e é uma verdadeira paixão nacional: o churrasco.
A prova
Com a cozinha paramentada para o desafio, eles foram divididos em três times para disputar dois rounds. No primeiro, as equipes tiveram de preparar um porterhouse na brasa. O corte de boi, que é grande e complexo, precisa ser servido com molho e acompanhamentos.
Com isso, os participantes foram divididos em três times; o time amarelo levou a melhor e subiu ao mezanino.
A equipe AMARELA caprichou no ponto da carne e colocou um diferencial em sua apresentação: uma SOBREMESA! 😋 Esse toque de criatividade, aliado a boa execução de tudo o que foi pedido, rendeu a eles a vitória na primeira prova! 👏#MasterChefBR@BandTV pic.twitter.com/aq8yiKh39C
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) August 4, 2021
No segundo round, os outros os grupos azul e vermelho precisaram assar uma peça grande de contrafilé e apresentá-la também com molho e acompanhamentos. Dessa vez, Fabiano e Naiara colocaram a mão na massa, cada um em uma equipe, e fizeram de tudo para impressionar o paladar dos jurados.
A equipe AZUL venceu a prova! 👏 Será que a vitória também se deve ao ótimo trabalho de marketing do cantor Fabiano? 😂#MasterChefBR@BandTV pic.twitter.com/hfPfbY1iqJ
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) August 4, 2021
Dia dos pais
Em comemoração ao Dia dos Pais, que acontece no segundo domingo de agosto, André Fogaça foi surpreendido. Com a presença de João Fogaça, seu pai, ele reviveu memórias da infância em Piracicaba, no interior se São Paulo.
O chef @fogaca_henrique preparou um prato especial para a PRIMEIRA prova de REPRODUÇÃO da temporada! 🤩 A receita é rica em detalhes e conta com ingredientes regionais, como castanha de baru e o cará. ❤️ Fica de olho nas dicas!#MasterChefBR@BandTV pic.twitter.com/c5fPtVJxHu
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) August 4, 2021
Dessa forma, e relembrando sua criação, o chef ensinou os competidores a criarem um prato com quem tem relações íntimas: peixe acompanhado de purê de cará com um toque de espumante, vinagrete de banana e azeite de coentro e bacon.
De acordo com Fogaça, receitas com cará e peixe de água doce relembram as tardes de pescaria ao lado do pai.
Antes de começar a tensão da prova, um convidado entra de surpresa na cozinha do #MasterChefBR. ✨ Seu João, pai do chef @fogaca_henrique, fez uma participação superespecial para homenagear o Dia dos Pais! ❤️@BandTV pic.twitter.com/rBoEMNN2m2
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) August 4, 2021
Eliminação

O analista de marketing Antonio, de 23 anos, foi eliminado do MasterChef Brasil na noite dessa terça-feira (3) depois de cometer vários erros ao reproduzir uma receita criada pelo chef Henrique Fogaça: peixe acompanhado de purê de cará com um toque de espumante, vinagrete de banana e azeite de coentro e bacon. No entanto, apesar do desempenho ruim, ele se despediu do talent show com a promessa de tornar-se um cozinheiro melhor.
Em seguida, em entrevista após a eliminação, o participante fez uma análise de sua participação. “Fiz um bom trabalho nas provas em grupo e consegui entregar boas carnes. Depois, não fiz uma boa réplica, mas saio feliz. Por mais que tenha sido a minha despedida, foi a prova que mais gostei de fazer”.
Antonio
Por ser uma prova cheia de detalhes, alguns participantes não alcançaram o resultado esperado, como o caso de Antonio e Helena. Os cozinheiros apresentaram erros técnicos que os distanciaram da receita original. 😰 Veja agora a decisão dos jurados!#MasterChefBR@BandTV pic.twitter.com/clBFktka1G
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) August 4, 2021
Dos cinco episódios que participou, o alagoano cozinhou em quatro deles e foi salvo pelos colegas em dois. Dessa vez, pediu para que o mezanino não o tirasse da berlinda. “Quando a Isa ganhou a prova e foi falar comigo, pedi para que ela enviasse a mensagem aos outros de que possíveis votos em mim poderiam ser transferidos para a Helena. Eu já tive a minha oportunidade”, entregou.
Sendo assim, durante a trajetória na cozinha mais famosa do país, o competidor chegou a ouvir dos chefs que uma de suas receitas não tinha personalidade. Desde então, passou a se esforçar mais e a acreditar nos pratos que criava.
“Eu vinha em uma crescente. Estava me sentindo cada vez mais seguro, encontrando meu espaço”.
Posteriormente Antonio disse que se sente orgulhoso por ter tido coragem de deixar o sofá de casa, onde acompanhou tantas temporadas, para colocar a mão na massa em rede nacional.
Da participação, ficou a vontade de ter mostrado ainda mais seu potencial. “Gostaria de fazer algo com carne de porco. É o ingrediente que mais gosto, que tem a minha cara e que iria bem em uma prova”, revelou ele, que a partir de agora torcerá por Helena e Isabella.
“A gente brinca que somos as ‘meninas superpoderosas’. Fechamos um trio e ficamos muito felizes com a amizade que se estabeleceu. A gente segurava a mão um do outro e se apoiava. Quero vê-las na final do programa”, admitiu.
Foto: Divulgação / Band