Dia Internacional da Juventude: ser jovem no Brasil é investir no amanhã

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Data é comemorada em 12 de agosto.
DATA É COMEMORADA EM 12 DE AGOSTO.

Todos nós passamos por várias etapas da vida, no entanto, nunca deixamos de ser jovens. Mas o que é “ser jovem” para os jovens desse país?

O PJB, maior prêmio voltado para os jovens em todo o mundo, se orgulha em ser o precursor de tantos outros movimentos que hoje fomentam dias melhores para os adultos de amanhã.

Data é comemorada em 12 de agosto.
Dia Internacional da Juventude. Foto: PJB

Com uma população superior a 210 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 49,95 milhões de pessoas possuem entre 15 e 29 anos. Dessa forma, cerca de 25% de toda a população do país é formado de jovens, como eu e você.

Mas nos questionamos: o que é ser jovem? Para a embaixadora do Prêmio Jovem Brasileiro, Gabriella Oliveira, de 16 anos, “Ser jovem é sempre estar criando novos sonhos, é aguardar ansiosamente a chegada da próxima fase da vida mas também aproveitar a que estar vivendo! É descobrir um mundo totalmente diferente ao que estávamos acostumados na infância”.

Ainda assim, ser jovem traz desafios. Beatriz Norões Pesce, de 24 anos, também embaixadora do Prêmio Jovem Brasileiro, atribui estes a alguns pontos. Segundo ela, as maiores dificuldades são: “A pandemia, o mercado de trabalho (por as vezes ser muito conservador) e às vezes a influência muito grande dos pais”.

Olhar do jovem

Data é comemorada em 12 de agosto.
Dia Internacional da Juventude. Foto: Freepik

Decidir o que fazer para o resto da vida quando a gente nem sequer entende a vida, esse é um dos maiores dilemas para os jovens, inegavelmente. Tendo de lidar com a pressão interna e muitas vezes familiar e da sociedade, os jovens de todo o mundo são o futuro.

Na política, educação, internet e em diversos outros segmentos, cada vez mais os jovens se posicionam e mostram sua importância, enaltecendo pensamentos e pontos de vista.

E para Jaqueline Calil, de 24 anos, moradora de São Paulo e embaixadora do PJB, a mensagem é clara:

“Não desista dos seus sonhos, estamos em um mundo difícil mas tenha perseverança naquilo que você acredita, nos seus sonhos. Defenda os seus direitos”.

Dia Internacional da Juventude

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, a data é emblemática e extremamente importante para o enaltecimento e olhar aos jovens. Eles são o futuro, o presente e unem com frescor todos os lados das nações.

Dessa forma, em decorrência da criação da data, as nações que fazem parte da ONU se comprometeram com uma série de ações voltadas aos jovens. Assim, elas vão desde propostas para auxílio em erradicação da pobreza a criação de propostas junto aos jovens.

“Ser jovem é se desafiar todos os dias para crescimento pessoal e profissional, curtir a vida com limites. Jovem é todos os dias construir e desconstruir. Mas a melhor coisa é ser jovem. Não importam a idade. A juventude vem do coração”, diz Jaqueline Calil.

Para Gabriella Oliveira, o momento é de aproveitar: “Aproveitem essa fase da vida, vivemos ela apenas uma vez! Sonhe, faça coisas que nunca pensou que faria, se divirta, faça amizades e sempre seja você mesmo”, encoraja a jovemnática.

E não se esqueça! Assim como Beatriz Pesce falou, “Ser jovem para mim é lutar pelos nossos desejos, aproveitar bastante a vida e poder curtir cada momento como se fosse único e o último. Além disso, ser jovem é ter diversas obrigações (seja na faculdade, na escola) mas também ter vários direitos”.

Feliz Dia Internacional da Juventude!

Daniel Outlander

Daniel Outlander

Tenho 28 anos, sou jornalista e publicitário e joventático! Amo música, cultura em geral, e assino a edição dos textos no site do Prêmio Jovem Brasileiro.

deixe seu comentário!

CADASTRE-SE ABAIXO

    ...
    Skip to content