Enaltecendo a culinária indígena brasileira, Masterchef elimina novo concorrente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Cristina foi a grande eliminada da semana.
CRISTINA FOI A ELIMINADA DA SEMANA.

Cristina foi a grande eliminada da semana.

O Masterchef Brasil é um dos realities de culinária mais assistidos da TV. Por esse motivo, a cada semana, o programa traz novidades para os expectadores. E como não poderia ser diferente, o sétimo episódio contou com uma surpresa.

Com isso, ao adentrarem na cozinha, os competidores foram surpreendidos por uma caixa de utensílios de cozinha, que foram usados para preparar a receita.

Masterchef. Foto: Divulgação / BAND

Desde um varal de macarrão até um maçarico, os participantes precisam saber utilizar muito bem cada objeto se quiserem garantir uma vaga no mezanino. Como venceu a prova anterior, Eduardo tem a vantagem de trocar o instrumento de trabalho dele ou mudar o de dois concorrentes, o que aumentará a tensão.

Assim, seguindo a estratégia de ganhos individuais, Daphne foi o grande destaque e subiu ao mezanino. Sendo assim, ao lado dela estiveram outros concorrentes de peso, que também obtiveram destaques individuais.

E como uma vitória traz responsabilidades, a competidora teve de escolher outros cinco concorrentes para se juntar à ela no mezanino. Em contrapartida, Cristina, Eduardo e Luiz foram os destaques negativos e disputaram diretamente a prova de eliminação.

Ainda assim, em uma mini prova, três concorrentes que tiveram desempenho mediano participaram de um jogo da memória de alimentos. Dessa forma, precisaram em encontrar pares famosos de comida como queijo e goiabada, chocolate com pimenta, café com leite, entre outros.

Eliminação

No desafio derradeiro, os aspirantes a chef enfrentam uma prova que os levou à origem da gastronomia brasileira: a culinária indígena. Inspirados nos ingredientes trazidos pela primeira chef indígena do Brasil, Kalymaracaya, eles tiveram de elaborar um prato criativo e original. 

Foto: Divulgação / BAND

Como curiosidade, a chef convidada apresenta receitas como o peixe assado na folha de bananeira; o biju, um tipo de biscoito doce feito a partir de um dos inúmeros subprodutos da mandioca; uma massa preparada com piracuí, que é uma espécie de farinha de peixe, entre outros.

Formada em Turismo e Gastronomia, com pós-graduação em História e Cultura Indígena, Kalymaracaya encontrou na cozinha uma forma de autoexpressão e de manter as tradições do seu povo. Ela é a principal divulgadora da gastronomia ancestral brasileira e procura trabalhar com produtos cultivados em sua aldeia, pertencente à Tribo Terena, no Mato Grosso do Sul.

E a noite foi boa para Kelyn! Após estar em cinco das sete provas de eliminação da temporada 2021 do MasterChef Brasil, a participante, finalmente, venceu o desafio da culinária indígena ao preparar um pintado com terrine de mandioca, molho de tucupi com banana e farofa de castanhas.

“Estreei de novo, estava precisando dar uma reavivada, uma animada no jogo”, disse Kelyn.

No entanto, Cistina não contou com a mesma sorte. Dessa forma, a baiana foi eliminada pelos chefes ao reproduzir uma receita com mais cara regional que propriamente reproduzindo a cultura indígena.

Ainda emocionada com tudo o que viveu e ouviu, Cristina falou sobre a participação. “Não esperava que os jurados tivessem tanto carinho por mim”, analisa. “Olhando para a minha trajetória, fico muito feliz por ter passado por aqui. Eu aprendi muita coisa, mas sei que ainda há muito por vir.” 

Se por um lado a baiana saiu contente com os chefs, por outro se sentiu aliviada ao deixar o jogo antes que a competição se tornasse ainda mais intensa. Da experiência, que envolveu confinamento, leva amigos queridos e alguns desafetos. “Estou saindo com a inimizade de duas pessoas. Uma porque eu sou muito alegre, estou sempre cantando e a Amanda se chateou com isso. Outra, com quem eu sinceramente fiquei muito magoada, foi com a Ana Paula”, revela. 

Daniel Outlander

Daniel Outlander

Tenho 28 anos, sou jornalista e publicitário e Jovemnático! Amo música, cultura em geral, e assino a edição dos textos no site do Prêmio Jovem Brasileiro.

deixe seu comentário!

CADASTRE-SE ABAIXO

    Skip to content ...