O Masterchef Brasil não é o maior reality de culinária no país à toa. Semana a semana, a atração, comandada por Ana Paula Padrão, inova levando ao público uma série de provas diferentes em cada episódio. Assim, seguindo a receita de sucesso, a nova temporada consegue renovar o já consolidado programa.
E no último episódio, que foi ao ar na noite de terça-feira (14), o programa levou ao público algo inovador. Distribuindo alimentos em duas geladeiras como parte de uma ação publicitária, os participantes tiveram de se definir como “clássicos” ou “inovadores”. Dessa forma, cada um ficaria com os ítens dispostos no utensílio ele cozinha.

Mas como no Masterchef, ganhadores tem responsabilidades, Kelyn, vencedora do desafio na semana anterior, precisou trocar alguns participantes de lugar. Assim, Helena e Heitor, tiveram uma mudança de lugar, assim como Eduardo e Luiz.
O episódio
Pobre da Helena, Eduardo, Luiz e Heitor… quando estavam com suas ideias definidas na cabeça, chegou a Kelyn e mudou TUDO! 😂
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) September 15, 2021
E agora, você acha que essa intervenção vai fazer muita diferença no resultado dos pratos?#MasterChefBR@BandTV pic.twitter.com/tETYUYBifn
Para a prova, valia muita inovação e investimento no tradicional. Os participantes estavam livres para criar explorando sua criatividade e técnicas.
Apesar disso, e da mudança proposta por Kelyn, foi Heitor quem levou a melhor e venceu a primeira prova do episódio.
É, Heitor, parece que seu tipo de culinária é a ARRISCADA!
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) September 15, 2021
Mesmo contra vontade, ele precisou ser ousado: preparou ARROZ VERMELHO no caldo de porco e no final das contas mandou MUITO BEM! 👏#MasterChefBR@BandTV pic.twitter.com/HWvRDiX65i
Com isso, grandes responsabilidades chegam. Heitor precisou dividir os outros participantes em dois grupos: os FRACOS e os FORTES. Em seguida, escolher aqueles que não deveriam seguir para a Prova de Eliminação.

Como resultado, os FRACOS foram elegidos à Prova de Eliminação.
VIXI… isso foi uma ameaça, Kelyn? 🤭
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) September 15, 2021
Heitor precisou dividir os cozinheiros entre FRACOS e FORTES – e com certeza essa escolha não agradou todo mundo!
Você concorda com ele?#MasterchefBR@BandTV pic.twitter.com/0ExktCf3OX
Eliminação
Sorte ou azar? A Prova de Eliminação do último episódio do Masterchef Brasil contou com mais uma novidade. Assim, os cozinheiros que não levaram a melhor na primeira prova, foram desafiados a recriar alguns clássicos da gastronomia: cassoulet, bife bourguignon e paella.
Assim, escolhendo aleatoriamente uma das panelas que continha o prato que deveria recriar, cada um dos competidores se viu em um desafio inimaginável.
E para apimentar o episódio, Bela Gil foi chamada ao palco para apresentar a prova: recriar num clássico da culinária em forma vegana. Ou seja, sem adição de qualquer substrato animal, incluindo derivados de leite como manteiga e creme de leite.
Imagina ter que transformar clássicos da gastronomia mundial em pratos VEGANOS?
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) September 15, 2021
A @BelaGil não facilitou pros cozinheiros MESMO! Mas confesso que ADOREI. 😛
Quem você acha que vai se dar bem nessa? #MasterChefBR@BandTV pic.twitter.com/miQ5CohBUi
Assim, a criatividade e o bom paladar tiveram de ser aliados, revelando grandes pratos aos jurados.
E foi Kelyn quem levou a melhor com uma representação literal do clássico bife bourguignon. Assim, a competidora subiu ao mezanino, deixando para trás alguns com participantes preferidos da temporada.
Até hoje eu não consigo entender isso também, @BelaGil! Como os chefs conseguem fazer esses anúncios, gente?! Dá nervosismo só de pensar. 😂
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) September 15, 2021
Mas bora que agora é hora de saber quem fez o MELHOR PRATO VEGANO!#MasterChefBR@BandTV pic.twitter.com/1EibIpIW35
Por fim, em uma virada de mesa, os integrantes do mezanino decidiram subir Helena, que esteve entre os três piores, deixando na berlinda Amanda e Pedro. No entanto, com histórico de altos e baixos, foi a participante quem deixou a competição.
Como escolher o pior prato entre tantas ótimas receitas? Que decisão difícil os chefes tiveram que tomar!
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) September 15, 2021
Com o critério de avaliação lá no alto, chegou a hora do anúncio final! Bora conferir quem será o eliminado da noite. 🔥#MasterChefBR@BandTV pic.twitter.com/yqs6kw1evj