Facebook, Instagram e WhatsApp são três das principais plataformas de redes sociais e envio de mensagens. Ainda assim, estão offline.
Segundo relatos de usuários, que já contabilizam mais de 40 mil denúncias. Assim, há informações de instabilidade e mal funcionamento no Brasil, Estados Unidos, além de países da Europa, Ásia e Oceania.
Segundo o site DownDetector, que monitora a operação de sites, nenhum dos três serviços encontra-se em funcionamento normal.
De acordo com o Facebook, em comunicado oficial, a plataforma está “ciente de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar o aplicativo do Facebook” e está trabalhando para resolver os problemas.
We’re aware that some people are having trouble accessing Facebook app. We’re working to get things back to normal as quickly as possible, and we apologize for any inconvenience.
— Facebook App (@facebookapp) October 4, 2021
A paralisação ocorre depois que uma série de artigos do Wall Street Journal alegam que a empresa tomou uma série de decisões que contradizem suas próprias descobertas de pesquisa.
Repercussão
No Twitter, usuários das plataformas relatam o mal funcionamento desde o final da manhã desta segunda-feira (4). Com isso, os termos “Facebook“, “WhatsApp” e o nome do criador do Facebook, “Mark Zukerberg” estão em alta nos Trend Topics do Twitter.
Alternativas
Além de ser usado para se comunicar, o WhatsApp é, para muitos, uma ferramenta de trabalho. Assim, listamos alguns aplicativos que podem ser utilizados enquanto a plataforma apresenta instabilidades de funcionamento:
- Telegram (Android e iOS)
- Signal (Android e iOS)
- WeChat (Android e iOS)
- iMessage (iOS)
- Discord (Android e iOS)