Pelo quarto ano seguido, a atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos, figura como a mulher mais admirada do Brasil, segundo uma pesquisa.
Os dados fazem parte da pesquisa “As mulheres mais admiradas do Brasil”, do QualiBest.
Entretenimento e política
Assim como havia acontecido no ano passado, a lista de 2022 se divide entre mulheres que se destacam no entretenimento, seja nas artes ou na música, e aquelas que pautam diferentes discursos políticos
Em meio à virada internacional de sua carreira – com uma recentíssima aparição em um dos programas de maior audiência da TV dos Estados, o “The Tonight Show”, do apresentador Jimmy Fallon – Anitta segue no topo: é admirada por quase 3% dos brasileiros.
Além disso, Taís Araújo (2,7%), que segue sendo uma das queridinhas do mercado publicitário.
Ana Maria Braga, que ficou com a vice colocação em 2021, foi citada por 2,6% dos entrevistados, e permanece incólume na lista.
Entre os nomes políticos, os espectros ideológicos têm menos relevância: dessa forma, a ex-presidente Dilma Rousseff e a atual primeira dama do país, Michelle Bolsonaro, tiveram a mesma quantidade de citações: 2,5%.
Dessa forma, enquanto uma está intrinsecamente ligada à disputa eleitoral deste ano, a segunda se tornou figura comum em eventos oficiais ao lado do presidente.
Ainda assim, outra presença constante da pesquisa é a farmacêutica Maria da Penha (2,2%), cuja história de violência doméstica terminou batizando a lei que condena esse tipo de prática, transformando-a em um símbolo político.
“De um lado, as pessoas estão envolvidas com mulheres que circulam na política. É comum em meio ao contexto do Brasil hoje. Mas elas dividem esse palco com grandes nomes do entretenimento – o que revela a força da cultura popular na percepção dos brasileiros”, afirma Daniela Malouf, diretora geral do instituto QualiBest.
Por fim, essa tendência se manifesta em toda a lista, que termina com a cantora baiana Ivete Sangalo, a jogadora de futebol Marta e a empresária Luiza Trajano.
Do mesmo modo, entre outras personalidades citadas no estudo, há a cantora Iza (0,8% das citações). Juliette (0,7%), que venceu uma das edições de maior sucesso do “Big Brother Brasil”, também teve seu nome lembrado.
As mulheres mais admiradas do Brasil
1. Fernanda Montenegro (11%)
2. Anitta (2,8%)
3. Taís Araújo (2,7%)
4. Ana Maria Braga (2,6%)
5. Dilma Rousseff (2,5%)
6. Michelle Bolsonaro (2,5%)
7. Ivete Sangalo (2,4%)
8. Maria da Penha (2,2%)
9. Marta (1,7%)
10. Luiza Trajano (1,4%)