fbpx
 

Conheça 5 dicas fundamentais para conseguir um estágio

Business Office

Conheça 5 dicas fundamentais para conseguir um estágio

O estágio é uma das maiores preocupações dos estudantes durante a graduação.

Conseguir um estágio na área de formação é um grande desafio, principalmente para estudantes de comunicação. A comunicação, assim como o turismo e outras profissões mais específicas tal qual engenharia mecatrônica, são algumas das áreas mais difíceis de se conseguir trabalho. Por outro lado, profissões mais comuns como administração e pedagogia são mais fáceis para se conseguir um estágio.

Entretanto, apesar das peculiaridades de cada área é importante que o jovem esteja preparado e atento para conseguir uma vaga de estágio. O desemprego está em alta e isso acaba aumentando a concorrência, o que, por vezes, leva estudantes sem experiência a competirem com profissionais que estão desempregados. Na busca para se destacar entre os outros concorrentes e conseguir um estágio é necessário prestar atenção em alguns
requisitos que, muitas vezes, acabam eliminando vários candidatos desatentos, selecionamos 5 dicas para ajudar os estudantes a conseguirem o sonhado estágio, confira:

1- Currículo
A primeira dica é sobre o currículo. Ele é a primeira “imagem” que o recrutador terá de você. Atualmente, tem crescido o número de recrutadores que solicitam o currículo por meios eletrônicos, desta forma, ao analisar seu currículo ele mentalmente criará uma imagem sobre você. Seu currículo deve ser simples e objetivo, nada de várias cores na confecção dele. Se o recrutador pedir um currículo com foto, então faça, mas se ele não pedir, então não coloque foto. Erros de português são um dos maiores problemas em currículos. Depois de fazer seu currículo, peça para alguém que possua um domínio excelente da língua portuguesa que revise-o.

Geralmente, universitários que procuram estágio, estão em busca do seu primeiro emprego, ou seja, não possuem experiência. Entretanto, provavelmente já realizaram trabalhos dentro  própria universidade. Neste caso, coloque no currículo alguns dos trabalhos e experiências que você julga mais importante e adequada para o perfil da empresa. O objetivo também deve ser simples e direto, sem generalizações. Vale lembrar que o objetivo e as experiências, devem ser revisadas com frequência. O estudante deve está atento pois uma experiência estudantil que foi interessante para uma empresa pode não ser importante para outra.

2- Remuneração
O salário é um assunto muito discutido entre estudantes que procuram estágio. Ganhar pouco, não ganhar nada… São indagações que preocupam os universitários, entretanto, o próprio objetivo do estágio já diz muito sobre ele. O estágio não é para o estudante ganhar “rios de dinheiro”, é para ele aprender, adquirir experiência, é muito mais que um trabalho, é uma oportunidade de colocar em prática o que ele aprendeu na graduação. Para conseguir um bom estágio é fundamental que o estudante não coloque o dinheiro como um fator decisivo. Estagiários geralmente ganham pouco, salvo algumas exceções, em contrapartida, aprendem muito. Um  estudante proativo tem grandes chances de se destacar e ser efetivado.

Portanto, não almeje salários grandes, prefira a experiência. Em determinadas entrevistas, os recrutadores perguntam qual a pretensão salarial, então, é necessário pesquisar antes da entrevista o valor médio pago para estagiários na sua área, para não cometer a gafe de pedir um salário acima da média na entrevista. Se o estudante tiver disponibilidade e interesse ele pode estagiar gratuitamente. Pense que o estágio é mais que um emprego, é uma vitrine para você expor suas competências, para você se expor porque você é o produto.

3- Qualificação
Não espere a oportunidade aparecer para se qualificar, pode ser que não dê tempo. Tem áreas que exigem certas qualificações, é importante estar atento a isso. Quem estuda comunicação, certamente sabe que o inglês intermediário ou avançado é algo fundamental. Quem procura estágio nesta área, sem esses requisitos que são considerado básicos pelo mercado, tem grandes dificuldades de conseguir trabalho. Da mesma forma, cada área tem seus requisitos fundamentais, o estudante deve conhecer as exigências de sua área e se qualificar para chegar preparado na entrevista.

Além disso, se envolver em ações relacionadas a sua formação é muito importante, um estudante de física que participa ativamente de eventos e palestras da área, que escreve projetos para concursos de física, está mais preparado que seu colega que se limita apenas aos trabalhos da faculdade. Não crie limites para seus objetivos, crie caminhos.

4- Conheça a empresa
Parece óbvio, mas é importante o candidato conhecer a empresa em que se candidatou para uma vaga de estágio. É importante por dois motivos bem evidentes, o primeiro é o próprio estágio. O estudante deve conhecer a empresa e sua reputação para ter certeza se realmente quer trabalhar nela. É fundamental que o estudante se candidate apenas para vagas em que realmente queira trabalhar. O desespero é inimigo da produtividade. Um estudante desesperado pode enviar currículos para vagas que pouco combinam com seu
perfil, e, caso seja escolhido, pode ter problemas para se adaptar ao trabalho. O conhecimento prévio sobre a empresa dá vantagem ao estudante que foi selecionado para a entrevista. O entrevistador certamente verá com bons olhos o candidato que conhecer os valores e a missão da empresa. Além disso, em uma prova objetiva sobre a empresa o estudante também estará um passo a frente dos seus concorrentes.

5- Busque
Não adianta ter um currículo legal, ter bons cursos e não correr atrás das oportunidades. Para conseguir um estágio esse é um dos atos principais, buscar vagas de estágio. Muitos estudantes não se atentam e deixam para procurar estágio nos últimos anos da graduação, isso é um grande erro. Tem áreas e empresas que oferecem estágio para estudantes desde o segundo ou terceiro semestre do curso.

Como descobrir isso? Procurando.
Um candidato a estagiário deve conhecer, no mínimo, os 3 principais sites de empregos do país. Além disso, deve consultá-los diariamente, pois tem ofertas de estágio com período de inscrição curto, neste caso, quanto antes o estudante enviar o currículo melhor. As redes sociais são outra fonte de oportunidades, tem grupos de vagas para estágios em muitas áreas, participar desses grupos é fundamental. Além das vagas, você pode criar uma networking, ou seja, uma rede de contatos com pessoas com os mesmos interesses que você.

Além de todas essas dicas, para conseguir um bom estágio é importante se preparar para a entrevista. O nervosismo é o calcanhar de Aquiles de muitos estudantes. É importante vencer o nervosismo e também a ansiedade, os dois principais obstáculos para passar nas entrevistas. Por fim, estar atento, ter uma postura proativa e vestes adequadas para a entrevista é essencial. Como costumam dizer, a primeira impressão é a que fica, então deixe-os impressionados.

By Lucas Rodrigues
Estudante de jornalismo

Post a Comment